Ferramentas Pessoais
Acessar

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Navegação

Livros

CapaSinopse

MODELO DE COMPETÊNCIAS E GESTÃO DOS TALENTOS – 2ª EDIÇÃO – 2007
MARIA RITA GRAMIGNA – Editora Pearson/SP

Esta segunda edição do livro de Maria Rita Gramigna comprova o sucesso e a evolução de uma abordagem na área de gestão de pessoas que se firmou como mais quem uma tendência ou moda dos anos 90, quando surgiu: a gestão por competências.

Resultado do trabalho e da experiência da autora como consultora, desde a década de 1980 – o que a credencia hoje como referência no mercado -, Modelo de competências e gestão de talentos 2ª edição traz atualizado seu estudo e metodologia de implantação da gestão de competências, trazendo um capítulo referente à metodologia de mapeamento de competências, além de novos cases e instrumentos, apresentando conceitos e estratégias abordados na primeira edição da obra.

Entre os principais tópicos estão:

  • O que é gestão por competências
  • O mapeamento das competências
  • Elenco de competências universais, desdobradas em conhecimentos, habilidades e atitudes.
  • Taxonomia das competências
  • Como criar e administrar um banco de talentos
  • Como definir competências por setores
  • Métodos para o desenvolvimento de competências
  • Verificação, avaliação de perfis e programas de capacitação como foco nas competências.

Como qualquer mudança, a implantação da gestão por competências exige a definição de estratégias e o uso de ferramentas específicas. Este livro traz todas as informações e os recursos necessários para ajudá-lo a compreender e adotar esse modelo de gestão de pessoas, que vai muito além do tradicional departamento de recursos humanos.

JOGOS DE EMPRESAS (2ª EDIÇÃO) – 2007
MARIA RITA MIRANDA GRAMIGNA – Editora Pearson/SP

Adotados cada vez mais pelos profissionais de recursos humanos, os jogos de empresas são considerados hoje uma ferramenta indispensável tanto no treinamento de equipes quanto na identificação de potenciais talentos na seleção de pessoal.

A multiplicidade de recursos que apresentam permite ao gestor escolher a atividade ideal para que ele alcance objetivos concretos em seus trabalhos de desenvolvimento de competência, integração de equipes e áreas, organização e promoção de eventos, entre outros.

3jogos-de-emrpesa-e-tecnicas-vivenciais-1.jpg

JOGOS DE EMPRESAS E TÉCNICAS VIVENCIAIS 2ª EDIÇÃO – 2007
MARIA RITA GRAMIGNA – Editora Pearson/SP

Em sua segunda edição, ‘Jogos de Empresa e Técnicas Vivenciais’ confirma sua posição de liderança e mostra por que é sucesso no mercado há mais de dez anos.

Escrito por Maria Rita Gramigna, renomada especialista na área, o livro traz um projeto gráfico moderno e novas ilustrações, além de jogos e técnicas vivenciais inéditos, voltados exclusivamente para o ambiente organizacional, que são divididos m cinco blocos distintos:
• Vivências para abrir eventos.
• Jogos para a fase intermediária de eventos.
• Jogos e vivências vitalizadores.
• Vivências harmonizadoras.
• Jogos e vivências para encerramento de eventos.

Ideal para profissionais que atuam com desenvolvimento de pessoas e pretendem integrar áreas, desenvolver competências e dinamizar eventos empresariais de pequeno e grande portes. O livro Jogos de Empresa e Técnicas Vivenciais é também uma ferramenta poderosa para estudantes que querem fazer o diferencial no mercado.

LÍDERES INOVADORES: FERRAMENTAS DE CRIATIVIDADE QUE FAZEM A DIFERENÇA – 2004
MARIA RITA GRAMIGNA – Editora MBooks/SP

Nesta publicação, Maria Rita Gramigna, oferece aos profissionais, um conjunto de ferramentas empregadas nas suas atividades de treinamento, com os melhores resultados.
O livro foi organizado de forma a repassar aos gestores informações e ferramentas práticas, já validadas no mercado, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da competência da criatividade. Esta permite que uma empresa ou organização se diferencie das demais, destacando-se e conquistando a adesão de clientes e novos mercados.

Com nove capítulos, intitulados Introdução à Criatividade, TI – Turbilhão de Ideias, Mapeamento Mental (Mind Map), Relaxamento Criativo, Liderança Criativas e os Arquétipos, Pensamento Lateral e os Seis Chapéus, A Ação Criativa e os Seis Sapatos Atuantes, A Prática do Pensamento Lateral e Metodologia de Resolução de Problemas (MRP).

O livro apresenta, ainda, um personagem interativo e lúdico para auxiliar a leitura. Trata-se do Norte Adhor, personagem que percebe, nas entrelinhas, o que, pelo menos aparentemente, não está visível. Ele aparece em três situações específicas e se apresenta de forma diferente para cada uma delas: quando está com uma lupa, o leitor deve parar e ler com atenção, anotando o que achar importante. Se estiver agindo significa: colocar em prática o que está sendo sugerido, mesmo que não seja no momento da leitura. Quando o personagem surge correndo, indica leitura rápida para retomar mais tarde, em caso de dúvidas.

MANUAL DE GESTÃO DE PESSOAS E EQUIPES – Vol 02
Diversos autores – Editora Gente/SP

Este é um livro voltado não somente para o empresariado e o profissional de recursos humanos, mas para qualquer pessoa que exerça um cargo de chefia ou simplesmente se preocupe com a carreira.

Escrito de forma vivencial por profissionais do ramo. Traz temas relacionados à avaliação, desenvolvimento de pessoas e as relações com empregados. Assuntos como salários, recrutamento e seleção, avaliação de desempenho, estágios, aposentadoria, são tratados no livro.

MANUAL DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO – Gestão e Estratégias
Diversos autores

Esta obra oferece conselhos práticos para gestores, profissionais de RH e todos os que desejam atualizar suas habilidades e conhecimentos em T&D, a fim de gerar resultados sustentáveis e atingir metas pessoais, profissionais e corporativas.

Os dois volumes deste Manual, produzidos em parceria com a ABTD (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento), foram escritos por mais de 80 profissionais com vasta experiência no mundo corporativo. Neles, os autores abordam temas inovadores como sustentabilidade, redes sociais, aprendizagem intercultural, gerações Y e Z, constelações organizacionais, equipes virtuais, cultura e valores, empresas familiares e gestão do clima organizacional, entre outros, apresentando modernas técnicas de treinamento e desenvolvimento, com relatos sobre como implementar programas que resultem em organizações eficientes e produtivas, com colaboradores mais motivados.

MANUAL DO EMPREENDEDOR DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS – Editora QUALITYMARK/SP – 2012
Diversos autores

Levando em consideração que nascem 2.000 microempresas por dia no Brasil, sendo 600 mil novos negócios anualmente – que impulsionam o desenvolvimento econômico do país, o mercado carecia de uma obra específica de empreendedorismo de micro a pequenas empresas e que fosse com foco nacional.

Pensando nisso, os 23 autores que colaboraram para a obra Manual do Empreendedor: De Micro a Pequenas Empresas, que é organizada por João Pinheiro de Barros Neto e Gerson de Souza, lançamento da Qualitymark Editora, apresentam conceitos, planilhas, esquemas, dicas, exemplos, exercícios e reflexões, com intuito de capacitar os já empreendedores, e os que serão no futuro, através de importantes ferramentas.

SEGREDOS DO SUCESSO – Da teoria ao Topo: histórias de executivos de alta gestão. 2015 – Editora LEADER/SP

Obra com mais de cem autores, dentre eles, executivos das empresas: TIM, Volkswagen, Sony Music, Microsoft, Natura, Oracle, Bradesco Seguros, Brasilcap, Porto Seguro, Caixa, Samsung, Coca-Cola, Algar, IGP (direção de Maria Rita Gramigna), dentre outras.